Imagem capa - TENDÊNCIAS DE CASAMENTOS 2020/2021 por Rosélia Lima
Dicas de CasamentoInspirações e Dicas

TENDÊNCIAS DE CASAMENTOS 2020/2021

Mesmo as "tendências" sendo uma das coisas mais pesquisadas quando um casal decide se casar, lembre-se que o melhor mesmo é:

- casar com amor

- casar feliz

- casar do jeito que você quiser

- casar dentro das suas condições

Nenhum modismo deve estar acima disso. Aproveite as inspirações, mas não faça delas regras, se de fato não estiverem em sintonia com vocês.

Realize seu sonho... viva seu grande dia com intensidade, alegria, amor e entrega!


Casamentos Intimistas
Os casamentos intimistas (ou mini-wedding) como o próprio nome já diz, são aqueles mais íntimos, apenas para parentes e amigos mais próximos. Com certeza permite aos noivos aproveitar melhor o grande dia com seus convidados.
Desta forma, é possível investir mais em detalhes, decoração e gastronomia... e outros fornecedores (aqueles tão sonhados, sabe?).
O casamento intimista pode ser realizado de maneira mais formal, ou com abordagem mais moderna ou ainda mesclar as duas.
Mas calma, porque atendendo a pedidos, eu vou escrever uma matéria apenas sobre esse assunto.


Casamentos Sustentáveis
Cada vez mais presente no dia-a-dia, a questão "sustentabilidade" também faz parte do universo de casamentos.
Óbvio que por conta da sua relevância e da importância do nosso papel em cuidar melhor do nosso planeta. Consciência ambiental é responsabilidade de todos nós.
Não é preciso muito esforço pra pensar em ótimas ideias pra colocar em prática no seu grande dia: menos plástico, mais flores plantadas, priorizar alimentos orgânicos, dar preferência para itens feitos de papel reutilizável e outros itens de material reciclado, trocar a lista de presentes por doações a quem realmente precisa, etc.
Mas o assunto é tão interessante, que já já também escreverei uma matéria somente sobre isso.


Celebrante
Se sua intenção é personalizar seu grande dia, pode fazer isso também com a sua cerimônia... Contratar um celebrante é uma ótima maneira de fazer isso; afinal, ele tem o papel de criar algo mais intimista e com a cara do casal.
Encontre um profissional que se importe em conhecer a história de vocês, conheça alguns trabalhos já realizados e se atente a como o "discurso" muda e se adapta para cada tipo de casal.


Vestidos de Noiva com Tule
Dos principais desfiles de moda do mundo, para o seu "desfile" até o altar!
Aposte no tule, que dá volume, leveza, movimento e romantismo ao seu vestido. Ele pode ser costurado em várias camadas, e dar um ar fashionista, inovador e surpreendente.





Vestido de Noiva no Estilo Vitoriano
O estilo boho está se reinventando, e no quesito "vestido de noiva 2020" a tendência será: corte império (que se caracteriza por ser justo no seio e ter fluidez na saia), mangas bufantes, cinto e grandes laços, tule, gola alta, babados, camadas de rendas e saias fluidas.


Vestido de Noiva com Bolsos e Mangas
Abandonados nas décadas 50 e 60, os vestidos mais longos e elegantes estão passando por um renascimento.
Já pensou se seu vestido tiver um bolso no qual você possa guardar celular, batom, lenço ou a cola dos seus votos?
As mangas cumpridas também em alta, podem ser combinadas com um decote nas costas pra equilibrar ou dar aquele toque de sensualidade.




Trocar de Vestido para Curtir a Festa
Embora não seja novidade, trocar de vestido para curtir melhor a festa ganhará espaço em 2020.
Em 2018 essa tendência foi acompanhada pelo mundo no casamento de Meghan Markle e do príncipe Harry. Em 2019, o vestido pós-cerimônia também pôde ser apreciado nos casamentos das noivas Ellie Goulding e Hailey Bieber.
Normalmente o segundo vestido é mais sexy do que o vestido convencional da cerimônia, mas ele também pode ter mais movimento e menos tecido, deixando o corpo mais exposto. É importante lembrar que se você quer dançar e curtir bastante a sua balada, opte por um vestido que te permita fazer isso com conforto.



Cabelos Despojados
Efeito Meghan Markle? Sim, pode ser!
Desta forma, se quiser seguir essa tendência aposte em fazer um penteado que deixe seu cabelo mais natural, leve e despojado. Você pode optar por tranças despenteadas ou um coque desfeito (como o da Meghan).
Vale ressaltar também que as maquiagens também podem seguir essa tendência "mais natural".



Grinaldas Naturais
O natural está em alta!
As flores naturais deixam o visual da noiva ainda mais informal e romântico.



Buquês Cada Vez Mais Pessoais
É de toque pessoal que gostamos, e você pode fazer isso também no seu buquê, optando por escolher livremente a cor, formato e flores.
A ideia é usar o buquê como um amuleto da sorte. Assim, você pode também incorporar objetivos que tenham significado pra você, como: uma flor especial ou fita que represente alguém, um terço, um relicário com a foto de alguém importante, etc.
No quesito "flores", os buquês estão cada vez maiores, com misturas de flores, folhagens e flores aromáticas. Opte por flores específicas e sazonais.



Terno Colorido para o Noivo
Um tópico pra falar sobre o noivo está bom, não é?! (risos)
Em 2020, eles podem optar (e abusar) da paleta de cores para seus ternos; nada de preto... opte por cores como bordô e o classic blue, ou quem sabe um terno mais claro - combina bastante com casamentos de dia e/ou ao ar livre.




Cores e Vestidos Diferentes para as Madrinhas
Destacar a personalidade das madrinhas é uma tendência mais forte do que colocá-las em um "uniforme pastel" (embora eu como fotógrafa acho lindo e harmônico para as fotografias).
Isso mesmo, a intenção é que não apenas a noiva "vista-se de si mesma", mas que as madrinhas possam também fazer isso.
Desta forma, será possível ver uma mistura de cores, estilos, cores e até mesmo estampas... Autenticidade é a palavra de ordem.




O Convite como Protagonista
O seu convite de casamento deve trazer a personalidade do casal, ao mesmo tempo que "dá o tom" do que os convidados encontrarão no casamento.
Na questão "sustentabilidade", que tal optar por um convite de papel reciclado?
Se é pra ser protagonista, opte por exemplo por cores ousadas e texturas diferenciadas, geometria, arte e processo artesanal.



Cor
No que depender do Pantone Color Institute, será tudo azul em 2020. Já que a cor eleita foi a PANTONE 19-4052 Classic Blue.
De acordo como instituto, o tom emana calma, confiança e conexão (tudo o que a gente quer nos casamentos, não é mesmo?).
E como eu sou mega legal, já criei um artigo só sobre isso:Cor Pantone 2020 - Como Usar no Seu Casamento


Toques Pessoais
Minha tendência favorita (da vida toda, não só em 2020).
Personalizar cria um fator de destaque, marcante... inesquecível.
A principal tendência é a individualidade, visto que os casamentos passam a ter características mais intimistas e pessoais.
Faça coisas únicas e criativas, misture estilos de acordo com o perfil do casal.
Que tal abusar do DIY (faça você mesmo)? Ou incorporar a comida ou filme preferido do casal ao casamento? Talvez "assinar" um drink? Profissões? Pets?
Conta pra mim se vocês querem um artigo compilado só sobre ideias criativas e personalizações!


Cenários Estilosos para Fotos
Eu dei pulinhos de alegria quando encontrei essa tendência (me julguem).
Que tal você criar "cantinhos instagramáveis"?
Cantinhos ou fundos lindos, decorados e especiais para verdadeiras "sessões fotográficas", não apenas para vocês (noivos), como também para seus convidados. Lembre-se também que esse cenário deve "conversar" como restante da festa.




Decoração Menos Estereotipada
Não estereotipar uma decoração significa que ela não pode ser tão facilmente definida por um rótulo; ao invés de rústico ou moderno, que tal optar por misturas esses estilos?
- Paleta de Cores: Por que escolher somente uma ou duas cores, se você pode aumentar a paleta? Escolha tons extravagantes e misturas alegres. Inclua a cores que vocês amam em lugares inesperados: cadeiras, copos e guardanapos, no bolo, flores, detalhes, etc.
- Flores não Tradicionais: Que tal substituir as clássicas "rosas" por outros estilos de flores e folhagens? Isso pode fazer com que seu casamento ganhe um novo estilo, força e personalidade.
- Capim dos Pampas: Brilhou em 2019 e promete continuar brilhando em 2020... O capim dos pampas adiciona volume, textura e movimento. Os decoradores inclusive já estão inovando, adicionando a eles flores tingidas e secas, para dar aquele charme boho. Você pode optar também por elementos parecidos como penas (inclusive nos buquês), não se preocupe, extravagância está em alta.
- Natureza na Decoração: E que tal se você se apropriar da pegada welcome to the jungle = bem vindo à selva? Isso quer dizer que seu casamento terá muito verde, muitas folhagens e elementos que remetam à natureza.



Bolo com Flores e Artes
A personalização não exclui o bolo. E estes estão aparecendo de maneira cada vez mais surpreendentes e inovadores, exemplo: com artes, topos de bolos diferenciados, cobertos por flores comestíveis, glacê pingado, ou até mesmo gin.




Use e Abuse das Luzes
Sem dúvidas, investir em excelente iluminação fará seu casamento brilhar e se destacar ainda mais.
Aproveite para pensar de maneira inovadora, abuse em: lâmpadas industriais, varais de luzes, luzes de natal, lâmpadas de filamento, lustres vintagens, led, lanternas suspensas.


Letreiros Neon
Além de lindos, eles dão um ar muito moderno à decoração. Você pode optar pela inicial do nome do casal, uma frase romântica ou divertida, ou até mesmo o sobrenome da nova família.




Mesas em Formatos Diferentes
Para um casamento mais moderno e ter um salão de festas dinânimo e inovador, você pode optar por um mix de mesas: mesas em S para uma família grande, outras redondas e retangulares.

Balões
Eles sempre se destacam. Abuse dos formatos, tamanhos, cores.






Outras Ideias e Tendências de Decoração:
- salas inteiras montadas ao ar livre
- paredes de balões
- arcos florais
- luzes coloridas
- arranjos de flores não estruturados
- misturas de tecidos e de texturas
- nuvens de fumaça
- fogos de artifício (de preferência sem barulho)

Fonte: Rosélia Lima
Referências: Belornelas, Exame.Abril, Mariee, Noiva Ansiosa.
Fotos: disponíveis nos sites de referências e também nos google imagens

Quem disse que a quarentena não nos traria coisas boas?! Estou adorando produzir esses conteúdos especiais pra vocês!
Me conta aí... você está gostando? Quer contribuir com algum elogio, crítica, sugestão, tema?
Escreva pra mim: roselia@roselialima.com.br

Você já me segue nas redes sociais?! Se não, estou lá no Facebook e Instagram.
Se quiser um contato mais próximo ou solicitar seu orçamento, me manda um oi no whats (16) 99119-6080.
Beijocas!

Você também pode se interessar por ler:
Origens e Tradições nos casamentos

As características de cada mês para casar