Imagem capa - O QUE APRENDI COM MINHA MÃE SOBRE CASAMENTO por Rosélia Lima

O QUE APRENDI COM MINHA MÃE SOBRE CASAMENTO

O meu pedido foi simples "No quesito 'matrimônio' ou 'relacionamento' o que a sua mãe te ensinou? Como ela te inspira?"

Ao longo de 3 dias eu recebi em meio à confessadas lágrimas (também não contive as minhas) esses depoimentos tão cheios de sabedoria, respeito, amor, admiração e gratidão!

Feliz Dia das Mães!


Com minha mãe eu aprendi que viver a dois é viver muitos momentos! Casamento não é um mar de rosas, haverá alguns espinhos e o casal deve superar "juntos" todos os momentos.

(Andresa Souza)


O que minha mãe me ensinou foi que a mulher é o fiel da balança do relacionamento do casal e da vida. Que é preciso saber equilibrar bem todos nossos papéis: esposa, mãe  e profissional.

(Aline Brigliadori)


Com a minha mãe aprendi a ser, a servir, aprendi que o amor supera tudo, inclusive a doença! Meu pai por ser bem mais velho que minha mãe, no final da vida precisou de cuidados especiais e eu via minha mãe com maior amor e paciência do mundo cuidando dele! Como diz o padre Fábio "Quer saber se o outro te ama de verdade? É só saber identificar se ele seria capaz de te tolerar na sua inutilidade!" E eu vi minha mãe amando e cuidando dele! Meu maior exemplo de amor! Ela sempre nos aconselhou a ser acima de tudo honestos, em relação a tudo, principalmente com nossos relacionamentos. Ela me inspira diariamente.. às vezes eu a vejo indo trabalhar mesmo com dor, vejo-a lutando bravamente contra a depressão, vejo o quão forte ela se faz para que nós tenhamos tudo de melhor nessa vida! Ela teve que criar nós 5 sem meu pai! Sendo que só meu irmão mais velho era maior de idade quando meu faleceu, lutou para que pudéssemos estudar, para que não faltasse nada na mesa!

(Mariana Nakamura)


Com minha mãe aprendi que precisamos enxergar o lado bom do cônjuge e que problemas são superados e que as pessoas realmente podem mudar... vale a pena lutar pelo matrimônio.

(Renata Lima)


Minha mãe me ensinou a amar as pequenas coisas da vida, os pequenos detalhes fazem todo o sentido. Ela me inspira a amar, a cuidar da minha casinha e cultivar o lar com todo amor e carinho.

(Jessica Martins)


Minha mãe sempre me deu vários conselhos e dicas para quando eu me casasse; mas o principal foi ter paciência, sabedoria e amor além de tudo! Ela sempre me ensinou que todo casal briga e é justamente nessa hora que entra a paciência e sabedoria; não é qualquer briga que pode nos fazer desejar sair de casa, ou virar a cara pro marido, ou dormir brigada com ele; o importante é esperar a raiva passar, sentar e conversar, pedir desculpas mesmo não estando errada (e mesmo sabendo que isso é difícil), mas alguém tem que ceder, porque se os dois forem irredutíveis não chegarão a lugar nenhum. Ela me inspira com todo amor, carinho e dedicação, vejo isso na maneira como ela trata meu pai (eles estão juntos há 32 anos).

(Laysa Gomes)


A minha mãe me ensinou sempre a valorizar a família, independente de qualquer coisa. E me ensinou que nos relacionamentos (todos eles) devo buscar ser sempre feliz.

(Cristiane Zambonini)


Os aprendizados que tive com minha mãe são "respeito e seriedade no casamento". Os conselhos mais valiosos foram: não me estressar com pouca coisa, relevar, porém não me calar, ela diz "não pode ficar quieta, tem que responder à altura". Ela me inspira ainda com a dedicação e cuidado que tem com meu pai.

(Renata Cassiano)


Minha mãe se casou muito cedo, aos 16 anos... e por vontade própria, tanto que na época, meus avós tiveram que autorizar e lhe conceder a emancipação. Meu pai tinha 21 anos e eles se casaram no dia 25/01/1986 e em 25/01/1989 eu vim ao mundo (melhor presente haha). Já passamos por muitas coisas juntas, situações ruins e marcantes, mas também coisas maravilhosas. Sobre matrimônio, o que de mais importante aprendi com ela foi que devemos ser pacientes, companheiros um do outro, amigos, ter respeito, sinceridade e muita confiança. Minha mãe é tudo de mais precioso que eu tenho, minha inspiração em todos os sentidos da vida. Mulher guerreira e que merece todo o respeito do mundo.

(Gabriella Cardoso)


Mãe é mãe e isso não se discute, né!? Feliz do filho que a escuta e segue seus conselhos. Quando eu disse a ela que queria casar, seguida de seu apoio, recebi vários conselhos que carrego comigo e relembro dos momentos e da sua voz me dizendo: o diálogo é fundamental para um casal; é bom ser forte, mas não se esqueça de que você também precisa de carinho; o amor é frágil, nem sempre será um mar de rosas, por isso precisa de cuidado, proteção e paciência; dê e receba espaço; expresse seu amor em gestos; ame seu companheiro quando ele menos merecer, pois talvez será o dia em que ele mais precisará.

(Letícia Zanineli)


Minha mãe me ensinou que temos que escolher nossas batalhas e a qualificar o quanto a recompensa, fazer valer a luta. Tentou dizer que tenho que ter paciência (mas eu estava na fila da reclamação, perdi esse quesito haha). Mas acima de tudo, ela ensinou que amor é uma escolha, não uma sentença. E eu sei o quanto minha mãe se esforçou para sermos a família que somos hoje... eu levo isso para a minha vida!

(Aline Fukuhara)


Com minha mãe aprendi a ter o meu caráter. Sobre matrimônio, ela e meu pai estão casados há 33 anos (juntos a 36 anos); nesse ponto, com ela eu aprendi a ser resiliente, consertar e não jogar fora, porque o amor sempre vence! Ela me aconselhou a amar e cuidar da minha família acima de tudo; nunca dormir sem pedir desculpas; tentar manter o relacionamento sempre saudável. Ela me inspira de uma maneira que nem sei explicar e hoje - sendo mãe - eu só tento ser para minha filha um pouquinho do que ela foi pra mim.

(Camila Gachet)


Minha mãe é alguém que me inspira a viver! Ela me ensinou a ser mãe e me mostrou - em meio ao desespero que passei quando descobri as alergias alimentares do Joaquim - que eu deveria manter a calma, respirar e pensar em uma maneira de fazê-lo se sentir bem (e eu também). Ela me ensinou que tudo bem errar, pois nem sempre a maternidade são acertos. Mas acima de tudo, ela me ensinou sobre o amor, e hoje (que sou mãe) meu amor por ela aumentou um milhão de vezes (haha parece exagero, mas não é).

(Maraisa Moraes)


É muito difícil saber o que minha mãe representa pra mim, como mulher me relacionando. Ela é tão forte, tão guerreira, tão determinada e perseverante, mas tão amável ao mesmo tempo que tudo que é diferente disso é difícil para eu fazer referência. Aprendi com ela que nem sempre as pessoas vão corresponder às nossas expectativas e agir do mesmo jeito que nós agimos; mas tudo bem, pois isso é um problema delas e não meu... cabe a mim continuar dando o meu melhor! Ela me ensinou sobre respeito e lealdade (quando ninguém esteve por perto, ela estava lá); mesmo que às vezes as coisas pareçam difíceis, as incertezas e infelicidades são passageiras, mas o amor é o que perdura.

(Flávia Cleef)


Minha mãe é meu exemplo de inteligência, força e amor. Ela me ensinou a batalhar pelos meus sonhos, a ser estudiosa, trabalhadora, ser família e a praticar atividades físicas. Ela sempre foi minha companheira, amiga e protetora. E mesmo depois de casada ainda fazemos programas de mãe e filha, como: correr, assistir filmes, fazer compras e dormir juntas. Meus pais pra mim são referência em casamento, com eles aprendi o valor de amar, a importância de ser companheiro um do outro, de confiar em Deus e entregar meu casamento nas mãos Dele. Acima de tudo, minha mãe me ensinou a ser resiliente diante de qualquer dificuldade, seja ela financeira, profissional ou no relacionamento. Quando se ama "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

(Juliana Gobi)


Desde muito cedo minha mãe ensinou a mim e aos meus irmãos que Deus tem que ser o centro das nossas vidas, por mais difícil que seja e a vida dessa guerreira foi difícil, um calvário que passou, mas com muita fé e alegria; e jamais deixou que as coisas ruins fossem maior que a fé em Deus que a mantinha em pé. Hoje não mais entre nós, mas os seus ensinamentos ficaram em minha memória e hoje tento ser um pouquinho do que ela me ensinou.

(Nathane Ferreira da Luz)