Imagem capa - Dicas para escrever os votos de casamento! por Rosélia Lima
Dicas de CasamentoInspirações e Dicas

Dicas para escrever os votos de casamento!


Certamente quase todos concordarão comigo: os votos personalizados que os noivos escrevem um pro outro é com certeza o momento mais lindo, especial e emocionante do casamento!!!

É nesse momento que tudo parece ganhar mais sentido! Afinal, são por meio dessas palavras que os noivos voltam ao passado e relembram tudo o que viveram até chegar ao altar.

Se você pensa em fazer seus votos, mas não sabe por onde começar eu vou ajudar você com algumas dicas. Claro que não existe uma receita pronta... e nada de "copiar e colar". Abra aí seu coração e esteja pronto pra declarar todo seu amor... e arrancar suspiros, sorrisos e lágrimas de emoção!

Primeiras dicas!
   * Busque inspirações: se não souber como começar, busque inspirações em livros, poemas ou músicas. Você pode, inclusive iniciar seus votos com uma frase encontrada nessas fontes.
   * Não escreva demais: combine com o celebrante e seu parceiro quanto tempo cada um terá para fazer os votos, assim, você conseguirá ser objetivo e fazer com que esse momento enriqueça ainda mais a celebração.
   * Escreva com antecedência: comece a escrever os votos com pelo menos um mês de antecedência, assim você conseguirá revisar cuidadosamente todos os pontos e não esquecer de nada que seja verdadeiramente importante ser dito.
   * Treine: depois de pronto, leia os votos várias vezes e em voz alta, assim você sentirá tranquilidade no dia do casamento (não esqueça o quão emocionante será ler os votos pro seu amor e ao lado de todos os seus familiares e amigos mais queridos).
Ahhh, não esqueça de preparar uma cópia impressa. Se for você for mais moderno e tecnológico e preferir levar no celular, por favor, não esqueça de levá-lo com bateria suficiente.

Escrevendo os votos!
A maior inspiração são vocês, portanto, para criar seus votos, pense nesses pontos:
   * Relembre a história de vocês (como vocês se conheceram? qual a data? como foi o primeiro encontro).
   * Liste as razões pelas quais se apaixonou.
   * Descreva seus sentimentos e admiração (não economize no romantismo, nos elogios e detalhes... bom humor também é bem-vindo).
   * Use frases que vocês costumam usar para expressar o que sentem um pelo outro.
   * Fale sobre a melhor lembrança que você tem dele. Ou como você se sente quando estão juntos.
   * Faça promessas e planos para o futuro.
   * Fale dos seus sonhos para a vida a dois.
   * Relate sua alegria pela chegada do grande dia (fale sobre sua ansiedade, preparativos).
   * Finalize com chave de ouro.

Inspire-se!
Agora que você já sabe o que fazer, vou deixar os votos que a Ellen e o Lucas trocaram na sua cerimônia de casamento. Com certeza, foi um daqueles momentos em que eu não sabia se ria, se chorava ou se parava de fotografar... Daí eu ri, chorei e fotografei!!!





Os votos da Ellen:

"Deus nos aproximou, você me aproximou de Deus e ele nos trouxe até aqui 7 anos depois. 7 anos depois de eu ter visto o "bonitinho do Sul" na igreja, 7 anos depois de você ser "muito legal pra estar triste", 7 anos de distância, saudades, dúvidas, memórias, alegrias, tristezas, respeito, parceria, amizade e sonhos, mas o nosso maior sonho estamos realizando hoje... 7 anos depois. 7 é o número da perfeição e nesse momento tudo está perfeito, mas a gente sabe bem que nem tudo são flores e dificuldades virão, mas a gente é um time, né?! E eu To com tu!
E por isso prometo ser
- sua memória quando ela faltar (e eu sei que vai faltar!)
- seu sorriso quando você chorar
- sua energia quando vc estiver cansado
- sua música quando só houver silencio
- rir de você, de mim e de nós mesmos
- ser seu lugar pra onde voltar
- cuidar e amar a sammy
- continuar sendo a pessoa mais besta que você conhece
-e te amar mesmo quando eu não gostar de você
E prometo isso:
- na mulherzisse e na macheza
- no risoto de filé mignon e no miojo de frango caipira com batata palha
- no torriso e no labinho
- de manhã com muito sono e a noite quando To elétrica e você quer dormir
E prometo ser sua melhor amiga e sua player 2 pra sempre! Até o céu!"



Os votos do Lucas:

"Antes de você sempre fui sorrisos. Depois de você, sempre fui significados. Sorrisos se transformaram em detalhes facilmente indentificados que sem muito esforço surgiam em meus lábios. Sorrir tornou-se pouco; ser feliz se transformou em algo corriqueiro.

Nunca pedi uma metade, recebi uma razão. Me considerava inteiro e com você me considero perfeitamente completo.

O melhor sim, o que eu menos merecia. O maior presente que recebi.

Não sei o que é maior, a amizade ou o amor, só sei que a vontade de te fazer feliz, supera a de ser feliz. Ser feliz é condicional aos seus sorrisos mais brilhantes.
Sempre fui meio poeta, não poderia ser diferente agora. Estas palavras serão eternas, então que cada uma delas grave-se eu seu coração. Até o céu.
Sei que não sou o mais forte, o mais bonito e nem o mais atlético. Mas sou o que vai estar sempre ao seu lado. O ombro amigo. O idiota fazendo idiotices pra que aquela lágrima passe desapercebida. O companheiro de jornada, o que te estende a mão e que as vezes pede uma forcinha.
Não posso te prometer toda a felicidade do mundo. Mas posso te prometer todos os meus abraços, todas as minhas lembranças, meus pensamentos, minha força, meus beijos, meus olhares.
Quando te conheci entendi que o amor é tão abstrato. Quando eu tentar definir o que é esse sentimento que eu tenho por você vou então buscar algumas palavras: respeito, admiração, paixão, cumplicidade, amizade... Brotheragem!
Poderia falar todas as palavras conhecidas e desconhecidas, mesmo assim eu teria dificuldade em definir o que faz meu coração bater mais rápido. Não sei explicar como um sorriso pode brotar ao cruzar olhares com olhos tão verdes com um brilho tão único como os seus.
Um ser tão especial, tão você.
Te ofereço tudo o que eu sou, e o quão melhor você me faz ser pra te fazer feliz.
Aqui prometo ser quem eu sou pra sempre, aqui prometo te dar meus melhores sorrisos, meu melhor tempo pra te ouvir, meus melhores conselhos, meu amor maior, meus suspiros, minhas melhores lembranças, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na gordice ou na magreza, na velhice e na juventude.
E que essa aventura que agora se inicia, seja um caminho eterno até o céu.
Até o amanhã do pra sempre."





Fonte: Rosélia Lima

Referências: Priscila Melo RJ e Inesquecível Casamento


Leia também: 3 dicas para ter fotografias incríveis!